Inicial > Computadores e Internet, Ferramenta, produto > Usabilidade Websites de Compra

Usabilidade Websites de Compra

Apenas para ilustrar alguns problemas que os websites de compra on-line possuem, mostrarei o caso do Ponto Frio, onde já realizei compra de livros e tenho mais familiaridade.

Livros em seções trocadas: Este são dois exemplos. Livros de Eng. Elétrica na seção de Eng. Eletrônica e vice versa.

Um dos argumentos até poderia ser que os exemplificados livros pertencem a mais de uma seção, no entanto, no caso do livro de “Instalações Elétricas” teria pouca ou nenhuma afinidade com a seção de Eng. Eletrônica. O que pode ser verificado pelo conteúdo do livro.

Inexiste uma  lista de itens “desejados”:  Geralmente os sites de compra possuem uma lista para consulta e compra futura. Tentar contornar esta limitação por colocar tudo no carrinho de compras, o sistema não permitiu mais do 10 itens.

Uma outra alternativa seria criar uma lista de casamento, simulando uma lista de “desejos”. Mas o processo de criação de tal lista é tão complicado que fica inviável.

Levando em conta nosso objetivo, são necessários muitos dados a serem preenchidos.

Existe ainda um botão de seleção chamado “tenho interesse” que poderia servir para este fim.

No entanto, não existe qualquer relação com uma possível lista de “desejos”. Cheguei a questionar o SAC a respeito, mas apenas confirmaram que não existe tal funcionalidade.

Conclusão

Problemas de usabilidade sempre existem. Estes foram apontadas na esperança que melhorem esta ferramenta no futuro.

Termino por aqui a minha análise pois leva tempo para escrever e percorrer em busca de exemplos. Se eu fosse contratado como consultor,  poderia destinar mais tempo neste levantamento. Sendo assim, este são apenas dois exemplos.

+++++++++++
Adendo

No contato com o SAC pela WEB, o sistema insiste que eu tenha um telefone fixo. Com a popularização dos telefones móveis, este tipo de exigência esta fora da realidade do mercado.

Tentei usar um telefone genérico, mas sem sucesso!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário