Usabilidade Websites de Compra
Apenas para ilustrar alguns problemas que os websites de compra on-line possuem, mostrarei o caso do Ponto Frio, onde já realizei compra de livros e tenho mais familiaridade.
Livros em seções trocadas: Este são dois exemplos. Livros de Eng. Elétrica na seção de Eng. Eletrônica e vice versa.
Um dos argumentos até poderia ser que os exemplificados livros pertencem a mais de uma seção, no entanto, no caso do livro de “Instalações Elétricas” teria pouca ou nenhuma afinidade com a seção de Eng. Eletrônica. O que pode ser verificado pelo conteúdo do livro.
Inexiste uma lista de itens “desejados”: Geralmente os sites de compra possuem uma lista para consulta e compra futura. Tentar contornar esta limitação por colocar tudo no carrinho de compras, o sistema não permitiu mais do 10 itens.
Uma outra alternativa seria criar uma lista de casamento, simulando uma lista de “desejos”. Mas o processo de criação de tal lista é tão complicado que fica inviável.
Levando em conta nosso objetivo, são necessários muitos dados a serem preenchidos.
Existe ainda um botão de seleção chamado “tenho interesse” que poderia servir para este fim.
No entanto, não existe qualquer relação com uma possível lista de “desejos”. Cheguei a questionar o SAC a respeito, mas apenas confirmaram que não existe tal funcionalidade.
Conclusão
Problemas de usabilidade sempre existem. Estes foram apontadas na esperança que melhorem esta ferramenta no futuro.
Termino por aqui a minha análise pois leva tempo para escrever e percorrer em busca de exemplos. Se eu fosse contratado como consultor, poderia destinar mais tempo neste levantamento. Sendo assim, este são apenas dois exemplos.
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Adendo
No contato com o SAC pela WEB, o sistema insiste que eu tenha um telefone fixo. Com a popularização dos telefones móveis, este tipo de exigência esta fora da realidade do mercado.
Tentei usar um telefone genérico, mas sem sucesso!
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